A renomada fabricante de carros de luxo está prestes a lançar seu primeiro automóvel elétrico ainda este ano.
Durante a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2024, o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, anunciou que o novo modelo será apresentado em 9 de outubro, na sede da empresa em Maranello, Itália.
Vigna afirmou que a montadora italiana lançará um veículo totalmente elétrico que se destacará em estilo, desempenho e experiência de condução.
"Não me perguntem nada sobre o carro elétrico. O modelo da Ferrari, nós anunciaremos de uma forma única e inovadora." — Benedetto Vigna, CEO da Ferrari
Novidades sobre o Carro Elétrico da Ferrari
O veículo elétrico será um dos seis novos modelos que a montadora planeja lançar este ano.
Anteriormente, a empresa havia mencionado que usaria tecnologia da equipe de corrida da Ferrari para aprimorar a eficiência energética do motor elétrico.
"Certamente é uma adição importante para nosso portfólio de produtos, pois, pela primeira vez em nossa história, teremos três tipos de tração: o ICE [motor de combustão interna], híbrido e elétrico." — Benedetto Vigna, CEO da Ferrari
No ano passado, os modelos híbridos chegaram a representar 51% das remessas totais da empresa, superando as expectativas.
Desempenho Financeiro em 2024
A montadora teve um ano financeiramente positivo, com lucros em alta graças à personalização dos veículos.
- O lucro líquido anual subiu 21% em comparação a 2023, alcançando 1,53 bilhão de euros.
- A receita líquida total do ano atingiu 6,7 bilhões de euros, um aumento de quase 12% em relação ao ano anterior.
- O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 2,56 bilhões de euros, acima dos 2,28 bilhões do ano anterior.
O lançamento do supercarro F80, avaliado em 3,6 milhões de euros, foi um grande sucesso, com todas as unidades pré-reservadas por colecionadores.
Para 2025, a Ferrari projeta um aumento de 5% na receita líquida, ultrapassando 7 bilhões de euros.
O CEO não demonstrou preocupação com possíveis tarifas sobre produtos da União Europeia, discutidas por Donald Trump.
"Estamos tentando entender qual será a porcentagem e quando será a data de início... Vamos esperar [até que] isso se torne um fato." — Benedetto Vigna, CEO da Ferrari
Os carros da marca continuam sendo produzidos exclusivamente na Itália.
Desempenho na China
As remessas para a China, Hong Kong e Taiwan diminuíram 21% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as remessas globais cresceram 2% devido à demanda robusta nos Estados Unidos.
O mercado de luxo foi afetado pela desaceleração na China, que representa um segmento relativamente pequeno para a Ferrari, limitada a 10% das entregas ao país.
O CEO mencionou a possibilidade de revisar a estratégia na China, considerando a crescente demanda por veículos elétricos de luxo no país.