Advertising

Michelle Bolsonaro tem processo arquivado pela MP sobre post de Lula em umbanda e “trevas”

Procuradoria da República no Distrito Federal decidiu arquivar processo que apurava possível crime por parte da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro

0
Advertising

Michelle Bolsonaro tem processo arquivado pela MP sobre post de Lula em umbanda, a decisão da Procuradoria da República no Distrito Federal (PRF-DF) de arquivar uma representação criminal. Portanto a representação solicitava punição para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Como resultado Michelle Bolsonaro foi recebida com críticas por parte de movimentos sociais e entidades que lutam contra o racismo e a intolerância religiosa.

Enfim o vídeo compartilhado por Michelle Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2022 mostra o ex-presidente Lula em um terreiro de umbanda, acompanhado de um grupo de pessoas que estão supostamente praticando rituais de magia negra. O vídeo é acompanhado de uma legenda que diz: “O Brasil está nas mãos do demônio. Lula é o escolhido das trevas”.

Michelle Bolsonaro tem processo arquivado pela MP sobre post de Lula em umbanda e “trevas”

Para as entidades que lutam contra o racismo e a intolerância religiosa, o vídeo de Michelle Bolsonaro é uma clara manifestação de preconceito contra as religiões afro-brasileiras. Dessa forma elas argumentam que o vídeo associa as religiões afro-brasileiras à magia negra e ao mal, o que contribui para a perpetuação de estereótipos negativos sobre essas religiões.

Advertising

A PRF-DF, por sua vez, entendeu que o vídeo de Michelle Bolsonaro não configura crime de injúria racial. Portanto a Procuradoria argumentou que o vídeo não contém expressões que ofendam a honra subjetiva de um grupo de pessoas em razão da sua raça ou etnia.

A princípio a decisão da PRF-DF esta sendo recebida com críticas isso por parte de movimentos sociais e entidades que lutam contra o racismo e a intolerância religiosa. Eles argumentam que a Procuradoria não levou em consideração o contexto histórico de preconceito e discriminação que as religiões afro-brasileiras sofrem no Brasil.

Advertising

Michelle Bolsonaro tem processo arquivado pela MP sobre post de Lula em umbanda e “trevas”

A princípio decisão da PRF-DF também foi criticada por sua falta de sensibilidade religiosa. A Procuradoria não considerou que o vídeo de Michelle Bolsonaro pode ter causado ofensa a pessoas que praticam religiões afro-brasileiras.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. AcceptRead More